Serviços de parto da FHMA é destaque no Fórum da Rede Cegonha, em Itabuna

A 7ª Dires – Diretoria Regional de Saúde – realizou no último fim de semana, em Itabuna,  o“Fórum da Rede Cegonha”, com  representantes da Secretaria Estadual de Saúde – Sesab ,  do Ministério Público e dos  22 municípios da região, para avaliação e organização do fluxo de serviços prestados na área de obstetrícia (pré parto, parto e nascimento).

A Fundação Hospitalar da Mata Atlântica participou do Fórum, apresentando todos os serviços prestados, dando ênfase a obstetrícia,  e, se destacou pelos serviços de doulas (mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto) e pela “Busca Fonada”.

“A Busca Fonada é serviço prestado pela Fundação às mulheres que recebem alta e pariram na Fundação, buscando informações a respeito da puerperal e recém nascido, e orientando sobre aleitamento materno, imunização, teste do pezinho, curativo do coto umbilical, registro de nascimento e demais dúvidas que surgem”, explicou a coordenadora Juliana Tourinho, que participou do encontro, acompanha da psicóloga Mara Fernanda  e da enfermeira Jéssica Gloria.

Juliana, Mara e Jéssica, durante Fórum em Itabuna

Até julho deste ano, a FHMA realizou quase 400 partos. Em 2017 foram realizados 642 partos, com apenas um natimorto. Entre os dias 27 e 30 deste mês, a Fundação irá realizar o 2º Curso de Doulas. O primeiro foi realizado em março.

REDE CEGONHA

Instituída pelo  Ministério da Saúde, a Rede Cegonha visa assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto, ao puerpério, e as crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. A expectativa é, com isso, diminuir as taxas de morbimortalidade infantil e materna.

O encontro que reuniu representantes de maternidades e Centros de Parto Normal (CPN), tem como objetivo discutir e formular estratégias para todos os municípios da RMS discutir ações para melhorar e incentivar o parto natural.